O Nosso Projecto

TEMA

Pela sua actualidade, o grupo escolheu “Espaço” como tema para o trabalho da disciplina Área de Projecto.

OBJECTIVO

A escolha do tema “Espaço” deveu-se ao facto de ser um assunto que se mantém actual. Tem ocupado muitos cientistas há mais de meio século e tudo leva a crer que assim continuará por tanto haver ainda para descobrir e explorar fora do nosso planeta.

Como todos os elementos do grupo se sentem atraídos pelas tecnologias, considerámos que este seria um bom momento para, em conjunto, aprofundarmos os nossos conhecimentos nesta área.

Ao mesmo tempo, tencionamos criar condições para, com a ajuda da nossa Professora, tentar envolver outros alunos da Escola, da forma que descrevemos no ponto seguinte.

PROPOSTA

Propomo-nos actuar em duas vias que, sendo distintas, se complementam no âmbito do nosso trabalho:

1-       Tentar contactar os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional

Por serem as pessoas das mais preparadas e actualizadas do mundo na área do tema que escolhemos, considerámos que seria interessante contactá-los directamente para lhes colocar algumas perguntas com interesse para os jovens de hoje. À data em que perspectivamos poder tentar este contacto, pensamos que estarão na estação espacial os astronautas Scott Kelly (EUA), Alexander Kaleri (Russia), Oleg Skripochka (Russia), Dmitry Kondratyev (Russia), Catherine Coleman (EUA) e Paolo Nespoli (Italia).

Para concretizar este objectivo, tencionamos contactar os responsáveis pelo Instituto Superior Técnico (IST) no Tagusparque, para o que necessitaremos da colaboração e apoio da Colégio e da nossa Professora.

Para escolher que perguntas correspondem melhor à curiosidade dos jovens como nós, propomo-nos consultar, através de um inquérito, os colegas da nossa Escola, desafiando-os a propor as perguntas a fazer. Para tal teremos que solicitar a colaboração da nossa Professora e dos Professores das restantes turmas

A selecção das perguntas finais deverá ser feita por um júri que incluirá os quatro elementos do grupo de trabalho e a nossa Professora da Área de Projecto.

Se possível, efectuaremos a gravação da conversa com os astronautas, que será transmitida durante a apresentação do trabalho.

2-       Recriação de uma actividade de exploração espacial

Para complementar e ilustrar o tema do nosso trabalho e da apresentação que faremos no final, propomos simular uma viagem de um módulo de exploração espacial.

Para tal, criaremos uma maqueta de quatro veículos marcianos e do respectivo módulo espacial. Este será construído de raiz, com materiais ao nosso alcance e os veículos consistirão na decoração de miniaturas de carros eléctricos telecomandados.


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

A apresentação final do trabalho incluirá:

-        A apresentação da pesquisa efectuada e dos passos dados na realização do trabalho;
-        A reprodução da conversa com os ocupantes da Estação Espacial Internacional, quer em áudio, quer em vídeo (se nos for permitido obtê-la e utilizá-la);
-        A apresentação da maqueta e a simulação de uma viagem do módulo marciano.

Sem comentários:

Enviar um comentário